Entre reflexões, analogias e história, o cantor e compositor mineiro Alysson compartilha suas percepções sobre o passado e o presente na canção “Borda do Tempo”. Este segundo single de seu próximo EP, previsto para o segundo semestre, reflete uma série de pensamentos que o cercaram durante e após a pandemia. Para se entender e se reconstruir a partir daquele período, Alysson reconhece suas incertezas e inseguranças, apresentando-se agora como o resultado dessas experiências. “Borda do Tempo” está disponível hoje nas plataformas de streaming.
A percepção de que o tempo é a única constante na mudança permeou os pensamentos do artista. “Eu quis traduzir nessa faixa esse sentimento que às vezes domina minha mente, sobre essa ‘coisa’ que nos pede desapego e atenção ao mesmo tempo – o tempo”, explica o artista. A temática da canção ganha mais camadas quando Alysson conecta a correria da rotina à sonoridade: “Nessa faixa, o baião em cinco foi transformado em pop, numa rítmica que evoca a sensação de inquietude e pressa que nos consomem”. A produção musical é de Júlio Fejuca e Ricardo Gama, premiados no Grammy Latino e colaboradores de nomes como Liniker, Emicida e Milton Nascimento.
O aspecto reflexivo e abstrato da canção se materializa a partir de suas referências musicais e interesses variados, como ficção científica, mitologias e física quântica. O “Uaifrobeat” presente na nova faixa traz um pouco de “Oração ao Tempo”, de Caetano Veloso, além das sonoridades de artistas como Gilberto Gil, Djavan, Lenine e a recente vencedora do Grammy Latino, Xênia França. “Sinto que, quando falo do tempo, me permito mergulhar em toda a sua complexidade e intangibilidade”, afirma o artista, que em abril também apresentou o single “São Jorge Ogum”.
Entre a música e a história, o tempo é o ponto de convergência capaz de transformar dois minutos em um dia ou um ano, dependendo do ponto de vista. “Durante a pandemia, o mundo inteiro foi forçado a parar, e mesmo que a gente tenha sentido que o tempo parou, ele passou, e tudo começou a se atropelar”, relembra o artista. “Desde aquele momento, passei a nutrir uma melhor relação com o tempo, sabendo dar mais atenção e apreciar melhor as coisas da vida”. A temática continua a ser explorada nas próximas faixas que completarão o novo EP de Alysson.
Ah, se quiser ficar por dentro de outros lançamentos do underground, acompanhe o blog do Zero Brava, fechou?
Ouça agora o single “Borda do Tempo” de Alysson: